imagem29-07-2021-20-07-09

A Secretaria da Educação de Rio Preto investiu quase R$ 1 milhão de reais na aquisição de itens, equipamentos e produtos de limpeza destinados a toda rede municipal de ensino para prevenção do coronavírus. Esse material será utilizado no dia a dia das unidades.

As escolas já estão equipadas com os itens necessários para os gestores cumprirem os protocolos de segurança exigidos conforme Documento Orientador 3, criado pela Câmera de Planejamento, seguindo as orientações do Comitê Municipal de Enfrentamento ao coronavírus, do Comitê Estadual de Enfrentamento ao coronavírus e do Ministério da Educação, através do Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais.

Ao todo, a rede municipal de ensino tem 157 prédios escolares e cerca de 39 mil alunos. Esses equipamentos são importantes para a segurança de toda a comunidade escolar.

Entre os materiais já comprados pela Educação para atender as unidades estão 377.100 máscaras, 357 termômetros infravermelhos, 2.700 dispensers para álcool gel e sabão líquido, 298 totens de álcool gel, 469 tapetes sanitizantes e outros exigidos.

Esses itens já estão disponibilizados nas escolas, utilizados pelos professores e profissionais da Educação. A partir do dia 9 de agosto, os estudantes que estiverem nas unidades presencialmente serão atendidos com toda a segurança necessária e seguindo os protocolos sanitários.

“Nós nos organizamos para respeitar integralmente as normas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde, com distanciamento social, uso de máscaras, entre outros cuidados. Além disso, cerca de 25% dos profissionais da Educação já receberam as duas doses da vacina contra a covid 19, outros 75% receberam a primeira dose em junho e devem receber a segunda dose na primeira semana de setembro”, disse a secretária de Educação Fabiana Zanquetta.

Periodicamente, a Secretaria de Educação envia formulários para as unidades para repor os itens necessários e manter a segurança sanitária das escolas.

“A saúde e a prevenção estão sempre em primeiro lugar nas nossas unidades, principalmente agora que iremos retomar as atividades para os alunos de forma presencial, gradual e opcional”, afirmou a secretária.

As formas de retomada escolar

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, anunciou a retomada das atividades escolares de forma opcional, segura e gradual a partir do próximo dia 9 de agosto.

Terão prioridade no atendimento os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos – EJA (entre 6 e acima de 15 anos) com baixo rendimento, dificuldades de aprendizagens e que não deram devolutivas regulares das propostas e atividades. Esse atendimento poderá ser organizado de forma individualizada e/ou por agrupamentos de até 35% e respeitando o distanciamento de 1,5m. Serão desenvolvidas atividades de recuperação e aprofundamento das aprendizagens com esses alunos.

Os alunos matriculados nas creches e nas escolas de Educação Infantil (0 a 5 anos) deverão ser recebidos pelas unidades escolares para acolhimento, ambientação e adaptação de forma escalonada. As aulas para esse segmento deverão ser retomadas a partir do dia 20 de setembro, após todos os professores terem recebido a segunda dose da vacina contra a covid-19.

DATAS IMPORTANTES

Dia 26/7 – início do planejamento escolar dos professores da rede municipal

De 27/7 a 17/9 – Acolhimento, ambientação e adaptação de forma escalonada para os alunos das creches e educação infantil

De 27/7 a 30/7 – Início da consulta sobre a adesão da merenda na escola e transporte escolar

Dia 9/8 – Início das atividades escolares presenciais para alunos do Ensino Fundamental e EJA com dificuldades de aprendizagem

Dia 30/8 – Aplicação da avaliação diagnóstica em rede para avaliar o nível de aprendizagem

27/8 – Prazo final para a consulta de intenção de retomada das atividades presenciais para educação infantil

Dia 20/9 – Retorno das atividades presenciais para alunos das creches e educação infantil.

Documento orientador

https://drive.google.com/file/d/1D51yqwQoOxKyMqeuidCCf5fUvHvkPlmE/view