imagem30-07-2021-03-07-58

 

 “Para nós, amar a Deus passa essencialmente para o amor ao próximo, em maneira especial os mais pobres, que perderam até sua dignidade”, afirma padre Ernesto pároco da igreja Nossa Senhora do Brasil, localizada no bairro São Deocleciano, em Rio Preto.

Conhecida por já desenvolver um trabalho com moradores em situação de rua – que fornece cerca de 400 refeições nos fins de semana, banho, lavagem de roupas e até banho e tosa dos cães que os acompanham, a comunidade acolheu, no salão da igreja, 30 pessoas para protege-las da frente fria que chegou na última quarta-feira (28).

O trabalho deve ocorrer até a manhã do domingo (1º), quando o frio estiver passando. Os termômetros devem marcar mínima de 3ºC nesta sexta (30).

Com o acolhimento, as pessoas recebem cama para dormir, cobertores, banho e café da manhã.

“A pandemia revelou a fragilidade nossa que independentemente da classe social e poder econômico, nos fez criar uma visão de solidariedade, um precisa de outro – fomos movidos pela fé”, acrescentou o padre.

Aquecendo Vidas

Em Rio Preto, a Secretaria de Assistência Social realiza a campanha Aquecendo Vidas, que é uma mobilização realizada em conjunto com o Albergue Noturno e a Comunidade Só Por Hoje para a oferta de cobertores às pessoas em situação de rua durante o inverno, ampliando também para a criação do Acolhimento Imediato e Emergencial, iniciada no começo do mês de julho, com o alojamento provisório no ginásio Antônio Natalone, que fica na avenida Duque de Caxias, às margens do lago 2 da Represa Municipal.

A ação conta com a colaboração da Casa de Cirineu, com a oferta do serviço de abordagem, para o convencimento ao acolhimento.

Atualmente, cerca de 80 usuários pernoitam no local, com direito a banho, kits individuais de higiene e alimentação – com a entrega de marmitex todas as noites e distribuição de tíquetes para café da manhã no restaurante Bom Prato. Lembrando que os acolhidos ficam das 18h às 7h do dia seguinte.

A Prefeitura ainda não tem data definida para encerrar a atividade. O trabalho permanecerá em execução enquanto houver a frente fria e temperaturas baixas, informou a pasta.

Mirassol

Em Mirassol, a Prefeitura criou um abrigo emergencial no ginásio de esportes Matheus Vinicius Cesar Pizza, mais conhecido como ginásio do Renascença.

O serviço está disponível desde a última quarta e já abriga cinco pessoas. São 20 vagas por noite com acomodação e banheiros. A ação – que segue todos os protocolos sanitários – conta com o apoio do Departamento Municipal de Ação Social e o Fundo Social de Solidariedade. 

De acordo com o diretor da Ação Social, Éder Pinhabel, equipes de abordagem da Prefeitura, por meio da Ação Social, Fundo Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), estão desde terça-feira avisando as pessoas em situação vulnerável nas vias públicas sobre o abrigo.

"Estaremos informando os que aceitam ajuda para ir ao abrigo", explicou Pinhabel. "No local, é oferecido kit para higiene pessoal com toalha de banho, colchão com lençol, travesseiro, fronha e cobertor", acrescentou.

O ginásio do Renascença está localizado na rua Roberto Feres, número 0750, no bairro Renascença.